sábado, 28 de maio de 2011

Egito Antigo: Resumo 1

Situado no nordeste da África, o Egito Antigo manteve contatos e trocas com outras sociedades africanas como a Núbia.
O Rio Nilo, teve gande impotância na história do Egito. Os antigos egípcios criaram uma civilização fascinante em meio a regiões deserticas, isso foi possível porque souberam aproveitar as cheias do Rio Nilo. As águas do Rio Nilo umedecem a terra, formando uma rica camada de húmus.
Húmus são restos de plantas e de animais depositados sobre o solo que funcionam como excelente adubo natural.
Os habitantes das aldeias próximas do Nilo a 5000 a. C., ja cultivavam cereais, como o trigo, o centeio e a cevada, legumes, frutas, linho, algodão e papiro.
O papiro é uma planta do Egito usada para fazer cordas, esteiras e uma espécie de suporte para escrever - como  papel resistente.
O processo de disputas por terras féteis, levou o fortalecimento de alguns chefes, que tornaram-se reis, dando origem a dois grandes reinos: o Alto Egito, localizado no sul; e o Baixo Egito, localizado no norte.
Por volta de 3100 a.C, o rei Menés, do Alto Egito, conquistou o Baixo Egito, unificando os dois reinos. Nesse contexto, Menés tornou-se o primeiro faraó. Nascendo assim o Império Egípcio, com capital na cidade de Tínis, transferida posteriormente para Mênfis, atual Cairo. 
A história política do Império Egípcio é dividida em três períodos: Antigo Império, Médio Império e Novo Império.

Antigo Império (cerca de 2680 - 2180)
Período em que os faraós e seus funcionários coordenaram a construção de grandes obras públicas, entre elas as pirâmides de Queóps, Quéfren e Miquerinos e a esfinge de Gizé.
No Egito antigo, as esfinges eram estátuas que representavam as divindades, com corpo de leão e cabeça humana.

Médio Império (cerca de 2040 - 1780)
Período em que os egípcios expandiram seu território em direção ao sul, conquistando a Núbia, região rica em xército com cavalariaminerais, como o ouro.
o Egito se enfraqueceu devido as guerras e revoltas internas. Os hicsos, povo da Ásia Central, invadiram o Egito e permaneceram por 150 anos.

Novo Império (1570 - 1070 a.C.)
O Novo Império inicia-se com a expulsão dos hicsos. Nesse período os faraós organizaram um poderoso exército com cavalaria e carros de combate e, depois de reconquistar a Núbia, ocuparam a Síria, a Fenícia e a Palestina, estendendo seusndomínios até o Rio Eufrates, na Mesopotâmia.

4 comentários:

  1. ae prossor passa um tradulho risos rsrsrsrsrsrsrsrsr por favr aqui nao tem nada para fazer so eu kleiton aqui da 5°b vc tem que passa da china antinga a e falano sobre hina antiga vc podia colocar no se blog ai tcahw shshshshshshhsh

    ResponderExcluir
  2. é um bom texto pra pega resposta na tarefa e até na prova...

    ResponderExcluir