segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) envolveu povos de várias nações, mas as principais batalhas ocorreram na Europa, no norte da África e no Extremo Oriente.

Defendendo a ideia de espaço vital, Hitler e os principais membros de seu governo planejaram a expansão da Alemanha nazista.
Em março de 1936, ordenaram que seus exércitos ocupassem a Renânia, região cortada pelo rio Reno, na fronteira entre a França e a Alemanha. De acordo com o Tratado de Versalhes, essa região deveria ser desmilitarizada, mas Hitler ignorou essa determinação.
Subestimando o poder militar nazista, e prevendo uma guerra de trincheiras, com exércitos imóveis tentando garantir suas posições. Os generais franceses, ordenaram a construção de uma longa fortificação percorrendo a franteira entre os dois países, conhecida como linha Maginot.
Em março de 1938 o governo alemão conseguiu anexar a Áustria sem nenhum esforço. Os membros do Partido Nazista austríaco haviam preparado o caminho político para a anexação, também chamada de Anschluss (União). Os nazistas da Áustria fizeram uma campanha alegando que alemães e austríacos eram parte do mesmo povo germânico. Tinham a mesma língua e a mesma cultura, deveriam viver sob o comando de um único Estado.
O Anscluss foi confirmado por um plebiscito realizado na Áustria, em abril de 1938.
Os Sudetos, região  pertencente à Tchecoslováquia, onde vivia uma minoria de origem alemã composta de cerca de 3 milões de pessoas, foi a próxima região de interesse de Hitler. Com o pretexto que o os habitantes da região estavam sendo oprimidos pelo governo tchecoslovaco, Hitler defendia a anexação do território à Alemanha.
Em setembro de 1938, representantes das potências europeias foram convocados para uma conferência em Munique a fim de resolver a questão dos Sudetos. Além de Hitler e seu aliado Mussolini, estiveram presentes o primeiro-ministros inglês Neville Chamberlain e o primeiro-ministro francês Édouard Daladier.
Num ato vergonhoso, os representantes  tchecoslovacos, foram impedidos de participar do encontro. E os ingleses e franceses cederam às ambições nazistas e concordaram com a anexação dos Sudetos.
Em outubro de 1938, Hitler ordenou o exército alemão a ocupar os Sudestos, e posteriormente a Tchecoslovaquia, passando por cima do acordo realizado na Conferência de Munique.

As autoridades francesas e inglesas apenas protestaram verbalmente. Porém para franceses e ingleses o grande inimigo do mundo capitalista era o socialismo soviético
Em 27 de agosto de 1939, representantes de Hitler e de Stalin assinaram um pacto de não agressão e decidiram ocupar e dividir a Polônia.

Em 29 de agosto, Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha. Foi o inicio da Segunda Guerra Mundial.
Em 1º de setembro de 1939, tropas alemãs invadiram o território polonês pelo oeste, e as tropas soviéticas, em 17 de setembro, invadiram o país pelo leste.
A ofensiva alemã nos primeiros anos da Segunda Guerra  ficou marcada pela guerra-relâmpago (Blitzkrieg). Estratégia que caracterizava-se pelo avanço rápido dos tanques blindados (Panzers), apoiados pela aviação militar (Luftwaffe) e submarinos. As forças alemãs contavam também com suprimentos de combustível e uma tecnologia de comunicação que permitia contatos com rapidez até então desconhecida. Posteriormente, chegavam as tropas de ocupação (infantaria), consolidando a vitória nazista.

Em 9 de abril de 1940, começou a invasão da Dinamarca. A partir de 15 de maio foi a vez da Holanda. Também em maio, iniciou-se a conquista da Bélgica, de onde os exércitos ingleses e franceses foram obrigados a se retirar pelo porto de Dunquerque. Quase todo o equipamento militar desses exércitos foi tomado pelos nazistas, que ainda aprisionaram milhares de franceses em sua retirada.
Em junho de 1940, os e alemães ocuparam a Noruega e a França. Na Noruega ocupação foi concretizada em 10 de junho, o poder foi entregue ao chefe do Partido Fascista norueguês, Vidkun Quisling, colaborador do governo alemão.
                                                                                                          
Na França, o exército nazista contornou as defesas da linha Maginot em 14 de junho de 1940, ocupando Paris e parte do território francês, que ficaram sob controle alemão. Na parte sul, formou-se um governo que colaborou com os nazistas, comandado pelo marechal Pétain, sediado na cidade de Vichy.
Em oposição a esse governo, o general Charles de Gaulle, liderava o grupo franceses livres, representante da resistência francesa ao nazismo.

Pelas ondas da Rádio BBC de Londres, De Gaulle tentava mobilizar os franceses e os povos africanos das colônias para se organizassem e lutassem contra a ocupação nazista.
Os italianos, liderados por Mussolini, aliaram-se aos alemães. Na Europa Ocidental, os ingleses eram os grandes adversários do nazifascismo. Os ingleses resitiam aos ataques alemães. Os ataques e tentativas de invasão alemã na Inglaterra ocorreram entre 1940 e 1941, ficaram conhecidos como Batalha da Inglaterra. A RAF (Royal Air Force) conseguiu neutralizar as ofensivas da Luftwaffe.

3 comentários:

  1. Todos os agradecimentos à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu negócio de supermercado de gêneros alimentícios em diferentes lugares. Eu tenho procurado por uma ajuda financeira nos últimos quatro anos. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de empréstimos, Sr. Russ Harry. Portanto, aconselharei qualquer pessoa que buscar fundos para melhorar seus negócios a entrar em contato com essa grande empresa em busca de ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los através do e-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir
  2. Artigo muito esclarecedor se referindo ao início da Segunda Guerra Mundial, meus parabéns!

    ResponderExcluir
  3. foi uma querra muito cheia de estradegicas,,,,,,,

    ResponderExcluir