sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Primeira Guerra Mundial (1914-1918)





Em represália ao assassinato de Francisco Ferdinando, em 28 de julho de 1914 tropas austro-húngaras invadiram a Sérvia. Por causa dos acordos militares e das rivalidades, a maioria dos países europeus se mobilizou para reagir à ação do exército austro-húngaro.

·         29 de julho – a Rússia, aliada da Sérvia, mobilizou seus exércitos para a guerra;
·         1º de agosto – a Alemanha declarou guerra à Rússia;
·         3 de agosto – a Alemanha declarou guerra à França;
·         4 de agosto – a Alemanha invadiu a Bélgica, país neutro, para atacar a França. A Inglaterra declarou guerra à Alemanha;
·         5 de agosto – O Império Austro-Húngaro declarou guerra à Rússia.

Em 1914 a guerra caracterizou-se pela movimentação de exércitos e pelo equilíbrio; entre 1915 e 1916, ocorreram conflitos longos, marcados pela guerra de trincheiras. Em 23 de maio de 1915, a Itália, que até então tinha se mantido neutra, apesar de ter formado a Tríplice Aliança, rompeu relações com a Alemanha e entrou na guerra do lado da França e da Inglaterra, fortalecendo a Entente.

Em 1917 na Rússia, uma revolução liberal burguesa derrubou o czar Nicolau II. O novo governo da Rússia negociou com a Alemanha e assinou um tratado colocando fim às hostilidades entre os dois países.

Em 1918 ocorreu a entrada dos Estados Unidos na guerra ao lado da Entente. Fortalecidos, os países da Entente conseguiram romper o imobilismo da guerra.

No fim de 1918 o Império Austro-Húngaro e a Alemanha estavam derrotados. No dia 11 de novembro, representantes da Alemanha assinaram o cessar-fogo dentro de um vagão de trem em Compiègne, França. Pelo acordo, os alemães aceitavam as condições de rendição estabelecidas pelos países vitoriosos.

Calcula-se em 9 milhões o número de soldados mortos e em 30 milhões o de feridos no fim da Primeira Guerra Mundial.

Tratado de Versalhes
            Após a rendição, o governo da Alemanha foi obrigado a aceitar uma série de penalidades impostas pelas nações vitoriosas. Essas penalidades estavam contidas no Tratado de Versalhes.

·         Ceder partes de seu território à França (Alsácia e Lorena), Bélgica, Polônia e Dinamarca; suas colônias foram divididas entre Inglaterra, Japão, Bélgica e Nova Zelândia;
·         Ceder material bélico e transporte aos países vencedores;
·         Ceder a região do Sarre, rica em minas de carvão, à França por quinze anos;
·         Pagar uma pesada indenização aos vencedores;
·         Ficou proibida de rearmar-se.

Com a redefinição das fronteiras européias, diversas regiões ganharam autonomia, como a Polônia, a Tchecoslováquia e a Iuguslávia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário